Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE ELETRICISTA DE SISTEMAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS - IFSUL PASSO FUNDO 2023

Confira informações sobre o curso!

• Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 14h10
  • Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 16h37

A FUNDAÇÃO ÊNNIO DE JESUS PINHEIRO AMARAL DE APOIO AO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE torna pública o edital para seleção de ALUNOS, para cursar o curso de Qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, pela Linha de Fomento da Bolsa Formação - Qualifica Mais EnergIF, no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), para atuar junto às coordenações locais dos Câmpus ofertantes, conforme TED 10702, para o público-alvo definido no art. 2º da Lei nº 12.513, de 26 de outubro de 2011, com 18 anos ou mais de idade, e com escolaridade mínima até a 5ª série do Ensino Fundamental (1º a 5º ano) - completos. Algumas informações importantes sobre o edital estão postadas a seguir, recomenda-se a leitura completa do documento.

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O processo seletivo será regido por Edital.
1.2. Ao efetivar a inscrição, o(a) candidato(a) declara estar ciente do conteúdo deste Edital e acata na íntegra as suas disposições.
1.3. Não é permitido o acúmulo de bolsas para candidatos já participantes de programas de fomento a estudo e pesquisa do governo federal (UAB, e-Tec, PARFOR, SECAD), com bolsas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ou bolsas da instituição financiadas por esforço próprio. Os candidatos deverão estar atentos para evitar a sobreposição de períodos de vinculação entre os programas.
1.4. O cancelamento do curso implicará automaticamente no cancelamento deste Edital.
1.5. O aluno receberá um auxílio de R$3,00/hora-aula totalizando R$ 60,00 semanais, para custeio com transporte e alimentação.
1.6. Dúvidas e informações poderão ser encaminhadas para o e-mail:
if-energif@ifsul.edu.br

2. VAGAS

2.1. O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 50 (cinquenta) vagas para a função de ALUNO no IFSul Câmpus Passo Fundo, para atender as necessidades de discência nas vagas a serem ofertadas no Curso de Qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, pela Linha de Fomento da Bolsa Formação - Qualifica Mais Energif.
2.2. As primeiras 25 vagas (veinte e cinco) serão destinadas exclusivamente ao público feminino, e as 25 vagas restantes ao público masculino.
2.3. O preenchimento das vagas observará a estrita ordem de inscrição. Havendo mais interessados, estes irão compor um cadastro reserva e poderão ser chamados (de acordo com a ordem de inscrição) em caso de desistências.

3. AULAS E CURSO

3.1. As aulas serão realizadas de segundas à sextas-feiras, iniciando às 18h30min e finalizando às 22h30min. As aulas aos sábados iniciarão às 8h e finalizarão às 12h. Eventualmente e, de acordo com o planejamento do curso, poderão ser agendadas atividades no período da tarde do sábado, no horário compreendido das 13h30min até às 17h30min.
3.2. O curso tem uma carga horária total de 200 horas (relógio) e será desenvolvido de forma modular, isto é, o aluno deverá obter aproveitamento mínimo de 60% (sessenta por cento) e frequência maior ou igual a 75% (setenta e cinco por cento) ao término de cada módulo para garantir sua progressão no curso.
3.3. O Curso é totalmente presencial.
3.4. Não haverá recuperação de conteúdos ou avaliações destinadas à recuperação de notas em períodos posteriores à oferta do módulo. O aluno que não obter os requisitos definidos no item 3.2. não poderá cursar os módulos subsequentes e será considerado reprovado no curso.

Leia o edital na íntegra acessando este link: http://www.ifsul.edu.br/component/k2/itemlist/category/79-documentos-fundacao