Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > NEABI realiza Seminário na temática étnico-racial
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

NEABI realiza Seminário na temática étnico-racial

Ação integra a programação do Mês da Consciência Negra

  • Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 11h50
  • Última atualização em Terça, 01 de Dezembro de 2020, 12h04

Nos dias 25 e 27 de novembro de 2020, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Câmpus Passo Fundo realizou o Seminários Cidadania e Dignidade Humana nas relações étnico-raciais negra e indígena.

Foram realizados três encontros no formato digital, em virtude da situação de pandemia. O primeiro evento, que ocorreu na manhã do dia 25 de novembro, tratou acerca da temática "Pandemia, Racismo Estrutural e Necropolítica: atualizando o debate da Consciência Negra", com palestra proferida pelo Prof. Dr. João Heitor Silva Macedo.

Ainda na noite do dia 25, ocorreu o segundo encontro, cuja temática abordada foi "Escravidão, Emancipação e Cidadania: luta e resistência dos afrodescendentes", tendo como palestrante o convidado externo Prof. Me. Márcio Sônego".

O encerramento do evento, por sua vez, aconteceu na manhã da sexta-feira, dia 27 de novembro, através de um encontro virtual com Douglas Jacinto da Rosa, Kaingang que proferiu palestra intitulada “Os indígenas no contexto da Pandemia COVID-19”. O palestrante disponibilizou artigo relativo à temática abordada, podendo ser consultado aqui.

O evento contou com grande participação da comunidade acadêmica e proporcionou aos participantes momentos de reflexão e interação através de questionamentos, ampliando processos educativos e de conscientização.

Os certificados já estão disponíveis, podendo ser acessados através da plataforma pela qual foi realizada a inscrição.

registrado em:
Fim do conteúdo da página