Equipe do IFSul Passo Fundo é finalista da Maratona SBC de Programação 2025
O Instituto Federal Sul-rio-grandense – Câmpus Passo Fundo participará pela primeira vez da Final Brasileira da Maratona SBC de Programação, a maior competição universitária de programação do país.
Fase Regional em Ijuí
No sábado, 13 de setembro de 2025, o IFSul – Câmpus Passo Fundo esteve presente na fase regional da Maratona SBC de Programação, realizada na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), em Ijuí/RS.
A sede de Ijuí reuniu 40 equipes de 10 instituições, totalizando 120 competidores, configurando-se como a sexta maior sede entre as 53 espalhadas pelo Brasil.
O que é a Maratona SBC de Programação
A Maratona SBC é a fase brasileira do International Collegiate Programming Contest (ICPC), a maior competição internacional de programação do ensino superior. As equipes são formadas por três estudantes, que contam com apenas um computador para resolver, em cinco horas, de 10 a 15 problemas de lógica e algoritmos. Vence a equipe que resolve o maior número de problemas e, em caso de empate, aquela com o menor tempo acumulado.
Em 2025, a competição bateu recorde nacional de participação, com 1.025 equipes inscritas. Somente em Ijuí, foram 40 equipes.
Emoção em Ijuí
A disputa na sede de Ijuí foi intensa do início ao fim. Logo nos primeiros 30 minutos, a equipe Pelegos, do IFRS-Ibirubá, surpreendeu ao assumir a liderança com dois problemas resolvidos, superando inclusive os times da UFSM, tradicional força da região.
Pouco depois, aos 57 minutos, a equipe Skibidi Codig, do IFSul-PF, já figurava entre as líderes, com três problemas resolvidos, ficando atrás apenas da Bagualosaurus, da UFSM.
Na segunda hora, a pressão aumentou com a aproximação de equipes fortes da Unipampa, da UPF e também da Unijuí, instituição anfitriã da sede. A equipe do IFSul-PF, no entanto, reagiu com a resolução de seu quarto problema, consolidando a vice-liderança. As três horas seguintes foram de muita tensão, com tentativas persistentes de resolver um quinto problema.
Ao final das cinco horas de competição, o placar confirmou:
-
1º lugar: Bagualosaurus (UFSM) – 6 problemas resolvidos, 788 minutos
-
2º lugar: Skibidi Codig (IFSul-PF) – 4 problemas resolvidos, 230 minutos
Com esse resultado, ambas as equipes garantiram vaga na Final Brasileira, que será realizada em São Paulo, de 6 a 9 de novembro, na FECAP, no bairro da Liberdade.
Representantes do IFSul Passo Fundo
Skibidi Codig (finalista):
-
Allan Theodoro
-
Ana Claudia Sganzerla
-
Helen Zanco Neis
-
Suplente: Josiéli de Souza de Ramos
error 404: team name not found:
-
Bárbara Stella Wehrmann
-
Emília Ferlin
-
Luana Figueredo Silveira
Voyage CL 1.8:
-
Bernardo Carniel Burin
-
Gustavo Beck da Silva
-
Pedro Pizzolato Mello
👨🏫 Técnicos: Prof. Adilso Nunes de Souza (coach) e Prof. Leonardo Deliyannis Constantin (co-coach)
A força feminina do IFSul-PF
A participação do IFSul-PF também se destacou pela forte presença feminina: a equipe error 404: team name not found foi formada exclusivamente por meninas, enquanto a equipe finalista Skibidi Codig contou com duas integrantes mulheres entre as suas três competidoras. Esse protagonismo reforça o papel crescente das mulheres na área da computação e inspira novas gerações a seguirem esse caminho.
Importância para a região
A classificação da equipe Skibidi Codig marca a primeira participação do IFSul-PF em uma Final Brasileira da Maratona SBC de Programação. É também a sexta vez que uma instituição de ensino de Passo Fundo alcança esse feito, considerando as classificações anteriores da UPF nos anos de 2009, 2013 e de 2017 a 2019.
O IFSul-PF parabeniza todos os alunos que participaram e representaram a instituição com dedicação e empenho, e deseja muito sucesso à equipe classificada na próxima etapa da competição. 👏💻🚀
Redes Sociais